segunda-feira, 2 de abril de 2012

"A soma das partes"...

Parte 1 


[...]
É a própria fé o que destrói
Estes são dias desleais.
[...]





Parte 2


"[...] aceitar que não é possível fazer as pessoas felizes e que eventualmente não haverá nada a ser feito senão desistir de alguém e tentar de novo com outra pessoa. Uma geração egocêntrica, emocionalmente frágil e imatura, que não sabe dizer o que sente, só consegue se relacionar através de uma balança de poder e vai ter que suar muito até aprender que um relacionamento ou é bom, ou não serve."


Parte 3


O amor é o dom supremo 


I - Aos Coríntios 13:1-13
1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seriacomo o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 - E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda queentregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 - O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 - Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 - não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 - O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas,cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 - Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 - Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 - Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 - Agora, pois, permanece a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

Parte 4


Assistir a partir dos 13min e 15 seg.




Parte 5

Trecho retirado de "A insustentável leveza do ser"




"Queria cuidar dela, protegê-la, alegrar-se com sua presença, mas não via nenhuma necessidade de mudar seu modo de vida. 
Assim, não queria que se soubesse que ela dormia em sua casa. O sono compartilhado era o corpo de delito do amor."

[...]

"[...]deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. 
O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)."



Parte 6

Trecho de “Os Irmãos Karamazov”, de Dostoiévski.



“Sobretudo não minta a si mesmo. Aquele que mente a si mesmo e escuta sua própria mentira vai ao ponto de não mais distinguir a verdade, nem em si, nem em torno de si; perde pois o respeito de si e dos outros. Não respeitando ninguém, deixa de amar; e para se ocupar, e para se distrair, na ausência de amor, entrega-se às paixões e aos gozos grosseiros; chega até a bestialidade em seus vícios, e tudo isso provém da mentira contínua a si mesmo e aos outros. Aquele que mente a si mesmo pode ser o primeiro a ofender-se. É por vezes bastante agradável ofender a si mesmo, não é verdade? Um indivíduo sabe que ninguém o ofendeu, mas que ele mesmo forjou uma ofensa e mente para embelezar, enegrecendo de propósito o quadro, que se ligou a uma palavra e fez dum montículo uma montanha — ele próprio o sabe, portanto é o primeiro a ofender-se, até o prazer, até experimentar uma grande satisfação, e por isso mesmo chega ao verdadeiro ódio…"



Um comentário:

  1. "a soma das partes" é um bom titulo para o que vc pretende escrever e acho que vc deveria manter ele com a adição de um subtítulo.

    A reflexão que vc propõe não é nova, não é fácil e também não é obvia de mais. Apenas necessária para o entendimento do sentimento mais antigo, simples e complicado ao mesmo tempo, forte e tantos outros adjetivos que possam descrever...O AMOR.

    ResponderExcluir